domingo, 17 de octubre de 2010

Corrida presidencial segue com vencedor marcado

Adoramos falar que o Brasil é um país democrático e que votar significa exercer o papel de cidadão, etc. Muita gente acredita nisso, sem saber que poderes ocultos existem. E essa eleição é um asqueroso exemplo disso, graças ao Cidadão Kane brasileiro, que mesmo morto decide quem governará a nação.

Ontem, numa conversa por telefone com um grande amigo
que tenho na TV Globo, descobri que está mais clara do que nunca a manipulação para construir uma imagem boa do Serra e uma destruidora da Dilma? Por que? Porque desde 1994 os tucanos estão amarrados com a família Marinho. O Lula ganhou porque sua liderança popular foi infinitamente maior que isso por duas vezes, e ainda é (81% de aprovação). Mas a Dilma não possui essa popularidade e estão manipulando tudo novamente, agora com sucesso. Jornalistas já foram fritados a pedido de José Serra e outros ainda serão. Esse é o jeito tucano de ser democrático? Parece.

Engraçado. Conheço essa forma tucanista de governar. Numa cidade do oeste mineiro, a alguns passos de Ribeirão Preto, o estilo democrático de unificar idéias segue o mesmo estilo. Por lá, um grupo "educacional" aconchavado com o PSDB mineiro costuma fazer isso com jornalistas que não seguem as determinações cabrestais. Mas isso nunca será o suficiente para calar vozes. O mundo vai muito além da serra da Canastra, dentro ou fora do país. Em algum lugar existe lugar para jornalistas comprometidos com a verdade, a ética e a liberdade. Num desses lugares estou, e em breve estarei de vez. Enquanto isso, luto para difundir a liberdade de opinião e expressão.

LIBERTAS QUAE SERA TAMEN, na bandeira de Minas Gerais, mas em algumas cidades isso existe somente no tecido. Na avenida principal de uma tal cidade o preceito ainda não chegou. Que pena.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario