jueves, 3 de marzo de 2011

Ouro Preto: cidade das igrejas

Ouro Preto é uma cidade conhecida e reconhecida por sua história, que vem desde os tempos do ouro, ou dos santos do pau oco. Naquela época, santos eram enviados a Portugal abarrotados de ouro em seu interior, propositalmente oco.

Mas Ouro Preto também é marcado pela arquitetura. Patrimônio histórico da humanidade, a cidade é repleta de casarões e ruas estreitas
e de pedra. Outra característica marcante, e para alguns traumatizante, é o sobe-desce das ruas. Em algumas delas, descer sem confiar nos freios do carro pode ser uma loucura.

Impressionante mesmo é a quantidade, e a beleza, de igrejas espalhadas pela cidade. Na época do ouro, acreditava-de que construir igrejas era uma forma de pagar os pecados.
Daí, os mais ricos garantiam o lugar no céu construindo igrejas e mais igrejas. "Fácil identificar um endereço. Basta dizer que mora numa ladeira de pedra, perto de uma igreja e pronto: está perdido", brincou o analista de sistemas Marcos Renó, ao ser perguntado sobre suas lembranças da cidade.

Uma coisa é certa: para encarar o sobe-desce de Ouro Preto é preciso fôlego. E fé.



Igreja do Rosário, construída para os escravos



A cidade é composta por casarões, morros e igrejas

- Posted using BlogPress from my iPhone

No hay comentarios.:

Publicar un comentario