domingo, 23 de enero de 2011

Prefeitura de Ribeirão Preto cria ciclofaixa de final de semana

Criar ciclovia nos dias de hoje é fundamental para qualquer cidade tumultuada. A prática do ciclismo e mesmo passeio em família fazem a diferença na vida social das grandes cidades. Porém, criar uma ciclovia significa custo e transformação do fluxo do trânsito, o que pode tornar-se inviável.

Mas a Prefeitura de Ribeirão Preto encontrou uma saída: criou uma ciclofaixa que funciona somente aos domingos. Há somente o custo operacional, pois diversos funcionários do trânsito acompanham a abertura da ciclofaixa, todos os domingos, das 7 às 13 horas, na avenida
Maurilio Biaggi, uma das mais movimentadas da cidade e localizada numa área com relativa densidade residencial.

A ciclofaixa é totalmente marcada por cones e acompanhada por monitores e guardas de trânsito. Além disso, um posto de distribuição gratuita de água mineral é disponibilizado no caminho, pois uma característica da cidade é a baixa umidade, sempre acompanhada de um calor torrencial.

Resta saber até quando a administração da cidade terá fôlego, ou disposição, para manter o espaço, que ainda atende somente àquela região, povoada de forma expressiva por cidadãos de classes B e C. E os mais pobres??? Ah, estes continuam na calçada.









Um posto de distribuição de água é colocado estrategicamente no percurso

YouTube Video

Pais e filhos pedalam juntos na avenida

- Posted using BlogPress from my iPhone

1 comentario:

  1. Boa tarde SrºDenis !
    Sou morador de Ribeirão e usuário da ciclofaixa na cidade, todo domingo.
    Hoje, 14/06/11 há boatos (obviamente não confirmados ainda) que a prefeitura da cidade poderia fechar a ciclofaixa pelo desinteresse da empresa terceirizada e também por seu próprio desinteresse.
    Se essa informação confirmar-se, seria um retrocesso gigantesco sobre uma benefício social já consolidado e absorvido pelos usuários em Ribeirão.
    Gostaria de saber se há notícias de "fechamento" de ciclofaixas ou ciclovias pelo país, afinal, em seu último parágrafo, você lança a dúvida se a prefeitura terá fôlego de manter essa administração? Será que há tristes experiências dessa natureza?
    Por favor, se possível, chequem este boato e que nos traga a feliz informação de que realmente, é só um boato.
    Obrigado.

    Emerson,
    RIBEIRÃO PRETO-SP
    emersonrenata@hotmail.com

    ResponderBorrar